TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.

Inscrição de trabalhos científicos

  • 30/04/2021 – prazo final para inscrição de resumos até 16h.
  • Os trabalhos serão submetidos exclusivamente através da área do inscrito no site do evento: https://mfc2021.com.br/.
  • Não serão aceitos resumos enviados por e-mail, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja online via sistema de inscrições.
  • O autor que tiver o trabalho aprovado deverá efetivar o pagamento da inscrição, impreterivelmente em até 7 dias após divulgação dos resultados. A não observação deste período implicará em exclusão do trabalho da lista de apresentações e não será emitido certificado.
  • O autor que submete o trabalho deverá estar cadastrado no Congresso.
  • Cada inscrito poderá submeter até 3 trabalhos, sendo que poderá apresentar 1 trabalho. Os demais trabalhos deverão ter outros apresentadores indicados pelo autor da submissão.
  • Não será permitida a inclusão de novos autores depois de concluída a submissão.
  • Não há limite para o número de autores nos trabalhos.
  • Cada um dos autores do trabalho deverá atender aos critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), a saber:
    • Contribuir substancialmente para a concepção ou delineamento do trabalho, ou aquisição, análise ou interpretação dos dados; e
    • Rascunhar o resumo ou revisar criticamente seu conteúdo; e
    • Aprovar a versão do trabalho submetida; e
    • Concordar em responsabilizar-se por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que questões relacionadas à acurácia ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam apropriadamente investigadas e resolvidas.
  • A contribuição de cada autores será especificada usando a taxonomia de contribuição dos colaboradores,  CRediT
  • Durante a submissão, será necessário escolher o eixo e o subeixo do congresso mais adequado ao trabalho.
  • O título original do trabalho deverá ser mantido desde a submissão até a apresentação.
  • O resumo deverá ter até 500 palavras, e ser estruturado conforme o tipo do trabalho, ou seja, conforme a modalidade da submissão.
  • Durante a submissão, será necessário informar se o trabalho está isento de aprovação ética.
  • Durante a submissão de ensaios clínicos, será necessário informar o número de registro no Registro Brasileiro de Ensaios ClínicosRegistro Público Cubano de Ensayos ClínicosRegistro Peruano de Ensayos Clínicos ou outro provedor de dados da International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP). De acordo com a Organização Mundial de Saúde, considera-se ensaio clínico qualquer pesquisa que designe prospectivamente participantes humanos (individualmente ou em grupo) para uma ou mais intervenções relacionadas à saúde para avaliar os efeitos sobre desfechos relativos à saúde.
  • Durante a submissão de revisões de literatura, os autores terão a opção de informar o número de registro PROSPERO.
  • Para garantir o anonimato da avaliação, os resumos não deverão identificar nem os autores, nem sua afiliação institucional.

Avaliação dos trabalhos

  • Cada trabalho submetido ao congresso será avaliado por dois ou três avaliadores externos à comissão de trabalhos.
  • Não caberá recurso das decisões da Comissão Avaliadora.
  • A avaliação será duplo-cega, ou seja, avaliadores externos não saberão a identidade dos autores e vice-versa.
  • Cada avaliador externo atribuirá uma nota (de 0,0 a 10,0) ao trabalho em cada critério.
  • Os trabalhos poderão ser rejeitados pela comissão de avaliação de trabalhos caso estejam em desacordo com as condições de submissão, sejam suspeitos de infração ética, ou tenham recebido avaliação desfavorável (=< 6,0) em algum critério por algum avaliador externo.
  • Os demais trabalhos serão aceitos para publicação.
  • Os trabalhos com melhor avaliação média poderão ser convidados para comunicações orais coordenadas e/ou serem premiados.
  • Os critérios de avaliação variam conforme o tipo do trabalho, ou seja, conforme a modalidade da submissão.
  • A relação dos resumos aprovados será publicada no site do evento.
  • Somente o autor principal receberá o resultado por e-mail.
  • O resultado também estará disponível na área reservada de cada autor, no sistema de inscrições. É de responsabilidade do autor acompanhar sua área reservada para verificação de resultados.
  • Na solenidade de encerramento serão anunciados os trabalhos que receberam a maior nota na avaliação, por subeixo.

Modalidades de submissão

  • O congresso aceitará submissão de trabalhos nas seguintes modalidades:
    • Pesquisa quantitativa (empírica)
    • Pesquisa qualitativa (empírica)
    • Relato de experiência (ou seja, melhoria de qualidade)
    • Revisão de literatura (exceto revisão de escopo)
  • A estrutura do resumo e os critérios de avaliação variam conforme a modalidade de submissão.

Pesquisa quantitativa ou qualitativa

  • Tanto no caso de pesquisa quantitativa quanto qualitativa, serão consideradas apenas as pesquisas empíricas, ou seja, aquelas cujas conclusões dependam da análise de dados coletados pelos autores ou por terceiros. Revisões sistemáticas deverão ser submetidas na modalidade “revisão de literatura”, e ensaios teóricos poderão ser propostos apenas na programação científica.
  • Os resumos de pesquisa empírica, seja ela quantitativa ou qualitativa, deverão ser estruturados em:
    • INTRODUÇÃO (O que já se sabia sobre esse assunto? Por que era importante fazer essa pesquisa?);
    • OBJETIVO (Qual era a pergunta a ser respondida pelo trabalho?);
    • MÉTODOS (Como a pesquisa selecionou e incluiu os participantes e obteve e analisou os dados?);
    • RESULTADOS (Quantos e como eram os participantes efetivamente incluídos? Quais foram os achados da pesquisa?); e
    • CONCLUSÃO (Qual foi a resposta à pergunta do trabalho, e quais são as suas implicações?).
  • Para mais informação sobre como relatar pesquisas quantitativas, recomendamos consultar roteiros de redação da Rede EQUATOR apropriados aos métodos, tais como:
    • CONSORT 2010 e suas extensões, para ensaios clínicos e outros estudos de intervenção.
    • STROBE, para estudos epidemiológicos observacionais.
    • STARD 2015, para estudos de acurácia diagnóstica.
    • TRIPOD, para estudos de modelos prognósticos.
  • Para mais informação sobre como relatar pesquisas qualitativas, recomendamos consultar roteiros de redação da Rede EQUATOR apropriados aos métodos, tais como SRQR ou COREQ.
  • Tanto pesquisas as quantitativas quanto as qualitativas serão avaliadas conforme os seguintes critérios:
  • Em que grau o trabalho corresponde ao tipo de trabalho escolhido, e ao escopo do Congresso, do eixo temático e do subeixo?
    • Em que grau o objetivo do trabalho acrescenta ao que se já se sabe sobre o assunto?
    • Em que grau os métodos são apropriados para atender aos objetivos do trabalho?
    • Em que grau o trabalho deverá ter impacto na medicina de família e comunidade e atenção primária à saúde, considerando os objetivos e métodos?
    • Em que grau os resultados apresentados de forma completa e de fácil entendimento?
    • Em que grau a conclusão do trabalho corresponde os objetivos, às presumíveis limitações inerentes aos métodos, e aos resultados obtidos? 

Relatos de experiência

  • Consideram-se “relatos de experiência” trabalhos que relatem o delineamento, implementação e avaliação de intervenções inovadoras na gestão dos cuidados em saúde ou outras áreas pertinentes. Reflexões sobre vivência pessoal poderão ser propostas apenas na programação científica.
  • Os relatos de experiências deverão ter seus resumos estruturados em:
    • INTRODUÇÃO (qual era o problema local que motivou essa intervenção inovadora?);
    • OBJETIVO (oque se esperava alcançar com essa intervenção inovadora?);
    • MÉTODOS (Como essa intervenção inovadora foi delineada e avaliada?);
    • INTERVENÇÃO (Como era essa intervenção inovadora?);
    • RESULTADOS (Quais foram as consequências dessa intervenção inovadora?); e
    • CONCLUSÃO. (O que se pode aprender com essa intervenção inovadora?).
  • Recomendamos a consulta ao roteiro SQUIRE para mais informação sobre os elementos do resumo.
  • Os relatos de experiência serão avaliados pelos seguintes critérios:
    • Em que grau o trabalho corresponde ao tipo de trabalho escolhido, e ao escopo do Congresso, do eixo temático e do subeixo?
    • Em que grau o problema local que motivou a intervenção, é importante para a medicina de família e comunidade e atenção primária à saúde?
    • Em que grau o objetivo do trabalho acrescenta ao que já se sabe sobre o assunto?
    • Em que grau os métodos são apropriados para delinear uma intervenção apropriada ao problema e aos objetivos?
    • Em que grau os métodos são apropriados para avaliar se a intervenção atendeu aos objetivos?
    • Em que grau a intervenção é apresentada de forma completa e de fácil entendimento?
    • Em que grau os resultados são apresentados de forma completa e de fácil entendimento?
    • Em que grau a conclusão do trabalho corresponde os objetivos, às presumíveis limitações inerentes aos métodos, e aos resultados obtidos? 

Revisão de literatura

  • Esta modalidade acomoda revisões sistemáticas e estudos que resumam a literatura de uma forma rigorosa. Entendemos que diferentes tipos de revisão são chamadas de sistemáticas, e que o mesmo tipo de revisão pode receber denominações variadas em contextos variados, mas nesta modalidade todos os trabalhos serão avaliados como se fossem revisões sistemáticas.
  • O resumo das revisões de literatura deverão ser estruturados em:
    • INTRODUÇÃO (O que já se sabia sobre esse assunto? Por que era importante fazer essa revisão?)
    • OBJETIVO (Qual era a pergunta a ser respondida pela revisão? Idealmente usando PICOS ou outro formato apropriado.)
    • FONTES DE DADOS (Quais bases de dados foram buscadas? Quais foram as restrições de idioma? Quais foram as datas de início e fim da busca?)
    • SELEÇÃO DOS ESTUDOS (Quem escolheu os estudos? Usando quais critérios de elegibilidade?)
    • EXTRAÇÃO DOS DADOS (Como os dados foram obtidos dos estudos?)
    • SÍNTESE DOS DADOS (Quais foram os resultados da seleção dos estudos e da extração dos dados?)
    • LIMITAÇÕES (Que fraquezas devem ser consideradas ao interpretar os resultados?)
    • CONCLUSÕES (Qual é a resposta à pergunta da revisão, e quais são as suas implicações?)
  • Para mais informação sobre como relatar revisões de literatura, recomendamos consultar o roteiro de redação PRISMA.
  • As revisões de literatura serão avaliadas pelos seguintes critérios:
    • Em que grau o trabalho corresponde ao tipo de trabalho escolhido, e ao escopo do Congresso, do eixo temático e do subeixo?
    • Em que grau o objetivo do trabalho acrescenta ao que se já se sabe sobre o assunto?
    • Em que grau as bases de dados, restrição de idioma e datas de início e fim da busca são apropriados para atender aos objetivos do trabalho?
    • Em que grau os critérios de elegibilidade e a forma de seleção dos estudos são apropriados para atender aos objetivos do trabalho?
    • Em que grau a forma de extração dos dados é apropriada para atender aos objetivos do trabalho?
    • Em que grau os resultados são apresentados de forma completa e de fácil entendimento?
    • Em que grau as limitações são discutidas?
    • Em que grau a conclusão do trabalho corresponde os objetivos, métodos, resultados e limitações?

Modalidades de apresentação

  • No caso dos trabalhos selecionados para apresentação no congresso, os autores terão o prazo até duas semanas após a aprovação para enviar vídeo de até 3 (três) minutos de duração apresentando o trabalho.
  • As instruções para preparação do vídeo serão divulgadas pela organização do evento junto à lista de trabalhos aprovados.
  • No vídeo, o autor que apresenta o trabalho deverá enfatizar o que já se sabia sobre o assunto e que o trabalho acrescenta.
  • A plataforma do evento permite aos participantes que comentem os vídeos que assistiram. Os autores que apresentarem trabalhos deverão conferir e responder aos comentários pelo menos uma vez ao dia até o fim do congresso.
  • Recomendamos aos autores que continuem monitorando os comentários e respondendo aos mesmos enquanto a plataforma do evento estiver disponível.
  • As apresentações ficarão disponíveis na plataforma do evento por até 40 dias. Os trabalhos melhores avaliados de cada eixo poderão ser convidados pela comissão avaliadora de trabalhos para apresentação no formato de comunicação oral coordenada.
  • Adicionalmente, todos os trabalhos selecionados para apresentação no congresso serão registrados na forma de resumo nos Anais do CBMFC. 

Certificados

  • O trabalho aprovado e apresentado no evento receberá 01 certificado com o nome do autor principal e o nome de todos os coautores cadastrados no momento da submissão.
  • Será fornecido 01 certificado de apresentador ao autor que estiver cadastrado com esta atribuição no sistema de inscrição e participar do evento.
  • Os certificados não estarão disponíveis aos coautores, independentes de estarem cadastrados no sistema. É de responsabilidade do autor principal emitir o certificado no sistema online e repassar aos coautores.
  • Todos os certificados serão disponibilizados no sistema online de inscrição pelo prazo máximo de 90 dias após o término do evento. Não serão enviados certificados por e-mail ou qualquer outra forma.
  • Não será permitida a alteração na ordem de cadastro de autores nem acréscimos de autores que não foram incluídos no momento da submissão.
  • É de responsabilidade do autor principal cadastrar corretamente os dados de todos os autores, pois a emissão do certificado será feita de forma automática pelo sistema de inscrições. A comissão organizadora não se responsabiliza por erros na emissão dos certificados, decorrentes de falhas no cadastramento de dados.

Informações adicionais ou dúvidas:

Submissão de trabalhos científicos: cientifico@tribecaeventos.com.br  ou telefone /Whatsapp+55 (51) 99702-1511

Inscrições: inscricoes@tribecaeventos.com.br ou telefone/Whatsapp  +55 (51) 98053-4203

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