Somente poderão submeter propostas de Atividades Científicas, as sócias e os sócios que estiverem inscritos no congresso e em situação de regularidade com a SBMFC até a data de envio da proposta.
A área de submissão de atividades só ficará disponível após anexar ao seu cadastro de inscrição, o comprovante de regularidade junto a sua entidade (SBMF, CIMF, WONCA)
Sócios da SBMFC podem obter comprovante de regularidade no site: https://www.sbmfc.org.br
Normas e Instruções para Envio de Propostas de Atividades Científicas
LEIA ATENTAMENTE
As propostas de Atividades Cientificas poderão ser submetidas para apreciação e aprovação,
ou
não, da Comissão Organizadora.
Somente os / as sócias adimplentes poderão submeter este tipo de proposta.
1) BASES PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS:
As propostas serão recebidas através do Formulário Eletrônico disponível no site do
Congresso
(FORMULÁRIOS-> Atividade Proposta) onde deverá ser especificado:
• Nome da atividade
• Tipo de atividade (curso, oficina, painel, etc.)
• Responsável pelo envio da proposta e seus dados
• Breve descrição, incluindo: justificativa, objetivos, metodologia (máximo de 350 palavras)
• Duração esperada
• Número mínimo de participantes necessário para que a proposta seja realizada e máximo com
o
qual a proposta pode funcionar
• Espaço e recursos necessários (tipo de sala, equipamento de projeção, áudio,
conectividade,
etc.)
• Deve-se levar em consideração que a organização não garante o financiamento da proposta e
que
é obrigatório ser congressista com inscrição paga, para o desenvolvimento da atividade no
Congresso.
2) OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PRIORIZAÇÃO SERÃO
TRÊS:
1. qualidade da proposta
2. congruência com as diretrizes e eixos estratégicos do Congresso
3. congruência com as diretrizes metodológicas do Congresso
3) CRONOGRAMA
• Data limite para submissão de propostas de atividades científicas: 31 de janeiro
• Divulgação das atividades aprovadas 28 de fevereiro de 2021
4) NORMAS E REGRAS GERAIS:
Somente poderão submeter propostas de Atividades Científicas, as sócias e os sócios que estiverem inscritos no congresso e em situação de regularidade com a SBMFC até a data de envio da proposta.
ATENÇÃO:
a) As propostas podem incluir sugestão de temas, tipos de atividade, com ou sem sugestão de
palestrantes.
b) Após análise e avaliação, a comissão científica pode: (a) não acatar a proposta;
(b)aceitá-la
na integra e (c) aceitá-la parcialmente, podendo sugerir alteração de nome(s) dos
participantes
e formatação. Se buscará otimizar e aproveitar as sugestões enviadas, considerando a junção
de
propostas que tenham temas ou conteúdos semelhantes.
c) Uma vez aceita, a atividade fará parte da programação oficial do congresso. O/a autor/a
não
deve ter conflito ético em relação à atividade proposta.
d) No caso de haver sugestão de palestrantes, estas e estes devem ser de reconhecida
experiência
técnica e/ou científica na área da atividade proposta. A /o autora(o) da proposta pode ser
incluído para participar da atividade, como palestrante, oficineiro ou coordenador, se for o
caso.
e) No caso de envio de propostas oriundas dos Grupos de Trabalho ou Grupos de Interesse
Especial
da SBMFC, CIMF ou Wonca, serão consideradas aquelas enviadas pelo/a coordenador/a do
mesmo.
As temáticas das ATIVIDADES CIENTÍFICAS devem estar no âmbito dos TIPOS DE ATIVIDADE E DOS EIXOS CENTRAIS e respectivos subitens conforme explicitado abaixo
Eixo 1 - Saúde Planetária e Atenção Primária à Saúde5) TIPOS DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS
Poderão ser propostos 6 tipos de atividades e todas devem ser propostas considerando os
eixos dos congressos, acima relacionados.
1)Mini-curso
O objetivo desta atividade é qualificar os inscritos em tema específico e relevante. O
minicurso
implica um compromisso teórico e formato didático-pedagógico definido. O proponente deverá
especificar em sua proposta, o tema, a metodologia utilizada os objetivos de aprendizagem,
bem
como as técnicas didático-pedagógicas e equipamentos necessários. A duração será de até 4
horas
e serão admitidos até dois ministrantes
2)Oficina
O objetivo é comunicar e discutir experiências, num encontro de trocas, intercâmbios e ou
vivências, que permitirão avançar no conhecimento sobre o tema proposto, e elaborar um
produto/relatório como fruto da Oficina. Esta atividade deve ter um caráter mais focado na
prática e pode ser apresentado por até três oficineiras/os. A duração será de 2 ou 4 horas
(podendo haver , excepcionalmente dois turnos de até 4 horas). O proponente deverá
especificar
em sua proposta, o tema, justificativa, objetivos, técnicas didático-pedagógicas e materiais
necessários.
3) Mesa Redonda
Deve ter até três palestrantes e um/a coordenador/a. Deve constar de um um tema geral e pode
haver um tema específico que será tratado por cada apresentador/a. Visa o contato dos
participantes com temas de grande valor no campo da Medicina de Família e Comunidade.
Preferencialmente, os palestrantes deverão ser de duas ou mais diferentes instituições. Cada
apresentador terá até 20 minutos para fazer sua apresentação. O tempo total da mesa redonda
será
de uma hora e meia, incluindo o tempo de participação e intervenção da platéia. O resumo
deverá
apresentar O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos, além do título
sugerido
da apresentação de cada participante.
4)Roda de conversa ou Conversatorios
Trata-se de uma conversação grupal ou diálogo, em espaços abertos, do qual participam
diferentes
pessoas, agrupadas em círculo, trocando informações sobre alguma área específica, neste
caso,
compatível com os temas do congresso. Serão moderados por um ou dois profissionais. As
propostas
deverão conter tema, objetivos e principais pontos a serem abordados. A duração da roda será
de
uma hora até uma hora e meia e não haverá o fornecimento de equipamentos multimídia. O
resumo
deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos, demais detalhes pertinentes.
5) Fórum:
Reunião conduzida por um coordenador para discussão de assuntos de interesse, perante um
público
autorizado a intervir na discussão. O problema ou situação é analisado por meio de
apresentações
curtas nas quais são permitidas perguntas e discussão livre e onde o palestrante responde ao
público, esclarecendo os pontos que possui. O resumo deverá apresentar o tema,
justificativa,
objetivos e demais detalhes pertinentes.
6) Conferência:
Apresentação de um/a palestrante com reconhecida expertise no tema / temática. As
conferências
serão de, no máximo, 40 minutos. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos
e
demais detalhes pertinentes.
“Para submeter sua proposta entre na área do inscrito ou inscreva-se no Congresso”